domingo, 5 de julho de 2015

Bom preparo, excelente desempenho

Não é coincidência o fato de que os principais jogadores do Paysandu sejam o que mais se destacam na avaliação física. É uma espécie de condicionante em meio à disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A começar pelo lateral direito Yago Pikachu, o principal destaque técnico da equipe. Autor de cinco gols, com cartel vasto, com gols de bola parada, olímpico e bola rolando, Yago se transformou em referência da boa fase bicolor. Tanto que nenhum adversário abdica de fazer uma marcação quase que individual para evitar a liberdade do lateral direito bicolor. Contra o Atlético-GO, ficou claro que o treinador Jorginho, do adversário, resolveu colocar dois velocistas fixados no corredor, como forma de segurar o jogo de Pikachu.
Por sua vez, João Lucas tem eficiência semelhante ao do companheiro. Apesar de não ter feito gols, e, portanto ser mais discreto, o lateral esquerdo alviceleste consegue aliar estratégia defensiva com disposição ofensiva. E dessa forma, geralmente, emerge como um dos principais atletas do grupo. Até agora, não deu brechas para nenhum concorrente. De acordo com o site footstats (www.footstats.net/times/paysandu/estatisticas/), responsável por um minucioso trabalho de estatística, João Lucas desponta com 369 passes certos na Série B do Brasileirão. Além disso, é um lateral de dribles curtos.
Já o meia Jhonnatan, contratado após o Clube do Remo negligenciar a sua permanência, tem um aspecto tático fundamental no esquema tático montado pelo treinador bicolor, Dado Cavalcanti. Jhonnatan faz uma função de transitar entre a marcação e o ataque. É um dos principais responsáveis pela marcação no setor direito de defesa. Até a 10º rodada da competição, já havia desarmado corretamente em 19 vezes, o mesmo número de Ricardo Capanema, considerado, por muitos, como uma das principais peças defensivas bicolores. Capanema, além de exímio marcador, também conseguiu corrigir um sério problema com relação aos passes. As estatísticas apontam que Ricardo Capanema passou 183 bolas corretamente e errou apenas 26 passes.    
Já o volante Fahel, embora não tenha números tão precisos, exibe uma liderança técnica e tem bom posicionamento. Se não bastasse, ainda tem excelente aproveitamento na bola aérea defensiva e ofensiva, tendo marcado, inclusive, um gol na competição, o da vitória contra o Ceará, pela terceira rodada do Brasileirão.
**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário