quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Goleiro Emerson assume postura de líder do Paysandu dentro de campo e cobra seriedade do time

Quatro gols convertidos e nenhum sofrido em dois jogos: a marca é boa para o ataque bicolor e muito melhor para a defesa. Mas nada que empolgue o goleiro Emerson, remanescente do time de 2015, que avisa: quem se empolgar, ele mesmo dá uma bronca. O goleiro recebeu elogios da torcida pelas boas defesas que, se no primeiro jogo mantiveram a defesa zerada, na partida contra o Independente podem ter garantido a vitória. E é dando bronca, a cada bola que a zaga deixa passar no decorrer dos jogos, que o goleiro Emerson procura manter a regularidade do Papão. “Eu gosto de comemorar só no final, quando realmente os objetivos estão alcançados, tudo está concretizado”, dispara o goleiro.
O Papão continua o planejamento da semana sem jogos. A equipe treinou na manhã de ontem no campo do Kaza, em Belém, onde realizou atividade técnico-tática, com exercício de ataque contra defesa. Amanhã, as atividades vão se fixar no estádio da Curuzu, pela manhã e à tarde. E, na sexta-feira (12) pela manhã, se encerram, na Curuzu, as atividades em Belém. No sábado (13), o Papão embarca cedinho para Santarém, no Baixo Amazonas, onde, à tarde, ainda realiza o último treino antes da partida contra a Pantera. É nesse tempo que Dado pretender arrumar a equipe. 
As primeiras rodadas do Parazão deste ano mostraram a regularidade do torneio. Se o jargão repete que não tem mais bobo no futebol, o goleiro Emerson referenda: “Hoje não tem equipe fraca no Parazão”. “Acaba diferenciando pouca coisa de uma equipe grande como o Paysandu para as demais”, avaliou o goleiro, remanescente da última temporada. O que é um obstáculo ao entrosamento, na opinião do atleta. É que, além de Emerson, apenas Leandro Cearense, Fernando Lombardi e Augusto Recife permanecem no time titular. “No início, já sabíamos que iria ter dificuldade de entrosamento. Alguns detalhes que estão sendo ajustados”, completa Emerson. 
De repente, com seis pontos, nenhum gol tomado, dois jogos por se realizar e a última partida dentro da Curuzu, contra o Tapajós, a equipe bicolor poderia até se entregar a certa empolgação. Mas isso é quase um xingamento para Emerson. “Empolgação jamais”, decreta o goleiro com postura de capitão. “Quem estiver pensando isso no início do ano e do campeonato, está totalmente equivocado. Se eu ver isso dentro do grupo, eu chamo atenção”, adverte. Para ele, “tem que haver alegria, mas empolgação logo no começo e esse pensamento de atropelar todos os times, com certeza, não vai deixar acontecer com nosso grupo”. 
O goleiro com jeito de xerife já é conhecido por, além das boas defesas que vem protagonizando,  chamar a atenção do seu time. Mas essa não é uma postura do calor da partida. Afora os jogos e os treinos, o goleiro procura entender as características de cada jogador, sempre em consonância com as orientações de Dado Cavalcanti. “É conversar muito fora dos treinos, tendo uma conversa individual com o atleta, sabendo do jeito que ele gosta mais de jogar”, conta Emerson. No decorrer das partidas, o Dado também fala e, para Emerson, é preciso estar atento às instruções do treinador. Aos companheiros, uma aviso. “Se tiver que elogiar, vou elogiar; se tiver que dar bronca, vou dar bronca.”
**Fonte JAmazonia

2 comentários:

  1. Quatro remanescentes do ano passado no atual time titular. Emerson, Lombardi, Augusto Recife e Leandro Cearense. Mas tem outros que tem entrado nos jogos como Betinho, Pablo e outros que só não estão jogando por impedimentos físicos como Capanema e Bruno Veiga. De qualquer modo, a diretoria tem ampliado a política de contratos mais longos como fez, por exemplo, com Bruno e Emerson. Se houve continuidade, aos poucos, isso vai minimizar a quantidade de contratações em início de temporada. A outra maneira é no trabalho de base bem feito para formar nosso próprios jogadores.

    ResponderExcluir
  2. Emerson, uma das melhores contratações do ano passado, chegou discretamente, começou como reserva de Andrey mas depois entrou para ser titular absoluto e uma referência para a defesa, conquistando a confiança da Fiel após grande participação na serie B 2015. Como demonstração dessa confiança pelo seu profissionalismo e competência teve seu contrato renovado em 2016 por um período mais longo.

    ResponderExcluir